Acompanha nas redes anti-sociais

Oficialização da destruição da privacidade em nome do COVID-19

“ouvi uma notícia que era algo maravilhoso e que ia permitir-me não entrar em contacto com ninguém infectado.

Deixe-nos  então mostrar o que a PIDE cortou dessa noticia!

ART by S T R A

Países como a China, Coreia do Sul, Hong Kong, Israel, Inglaterra, EUA ou Taiwan já implementaram sistemas de controlo de contactos, o que significa que o governo através do seu telemóvel ou smartphone consegue localizar onde você está, com quantas pessoas interagiu e onde.

Vários países e empresas já começaram a monitorar os nossos movimentos de forma a que seja possível controlar as infecções do novo coronavírus e que as restantes pessoas possam circular na sociedade com suposto maior sentimento de segurança, contudo ainda nenhuma entidade oficial ou virologista indicou que esta medida tinha alguma utilidade prática aliás as organizações que mais estão a impor esta medida estranhamente são as mesmas que sempre quiseram poder controlar os nossos movimentos de forma a proteger interesses e ganhar lucros.

A monitorização de contactos é um método que pode ter resultados positivos caso seja numa população reduzida com pouca mobilidade, por exemplo se nos vamos cruzar durante uma semana com menos de uma centena de pessoas. Mas que não funciona em cidades com grande densidade populacional em que nos cruzamos com milhares de indivíduos todos os dias, e esses indivíduos cruzam-se com outros tantos milhares todos os dias. Dado que só vamos saber se estamos infectados quando começarmos a ter sintomas, vários dias depois de já estar infectados (isto se tivermos algum sintoma), e já podemos ter infectado várias pessoas. 

A possibilidade de, por exemplo, a DGS ter acesso a partir do meu telemóvel à identificação de números de telemóvel de que o meu esteve próximo durante mais de ‘x’ tempo e a menos de ‘x’ distância durante os últimos 14 dias e enviar uma mensagem a essas pessoas, sem saber quem são, informando que o seu telemóvel esteve em proximidade, durante mais de dez minutos, ou 15, com o telemóvel de uma pessoa dada como infectada.

Tó Costa, 23 de Abril 2020

Em Portugal o Primeiro-ministro António Costa diz que está a considerar esta medida para casos de encontros com duração superior a 10 minutos…. Até o Rodrigo Guedes de Carvalho sabe que basta uma desatenção a falar ou espirrar e tocar em algo que o vírus pode ser transmitido, então o que é que estamos a ganhar em aplicar este método?

Nada!

Este método na realidade não é viável, ora vejamos de repente se de repente, informarmos 100.000 pessoas para se trancarem em casa porque se cruzaram na rua com alguém que esteve no mesmo centro comercial com um paciente da doença.

A monitorização da localização GPS apenas é realmente útil,quando se trata de garantir que quem está doente, fica em quarentena como foi feito em Hong Kong, e mesmo assim não funciona se a pessoa sair de casa sem telemóvel… 

O único resultado claro da imposição desta medida é uma a perda de privacidade e atropelamento dos direitos fundamentais, em nome de uma causa nobre, mas através de uma medida ineficaz.

Claro, que os grandes gigantes informáticos prontamente se disponibilizaram para criar novas formas de nos conseguirem controlar e de pedir aos governos que lhes seja permitido o uso dos nossos dados pessoais para poderem fazer este “serviço público”.

Depois de anos e anos a tentar criar legislação que obrigasse a haver regras sobre estas empresas mais uma vez deparamos com a resposta: “Não nos tentem regular demasiado porque nós temos o poder e a escala para facilitar a gestão “informal” da vossa população”

Temos de escolher entre privacidade e segurança?

Não!

À medida que os mais recentes estudos indicam que o vírus é muito menos mortal do que o que fizeram acreditar de forma a prender-nos em casa, e à medida que os resultados de países como a Suécia que demonstram que mesmo sem medidas de ataque às liberdades pessoais se mantém a par de Portugal, somos confrontados com mais esta batalha pelos nossos direitos.

Será possível que os diferentes governos que nos têm escondido as aldrabices que fazem com o dinheiro do Zé Povinho, que as mesmas empresas que vendem as nossas informações pessoais, que os mesmos políticos que querem nos impor a palavra deles como única verdade, que depois de anos a ignorarem o investimento na Ciência, na Saúde e na Educação, será possível que de repente estejam preocupados com o bem estar dos indivíduos? Ou será que querem apenas ter um pouco mais de controlo sobre nós?

Tal como todos vós, também consideramos que cada vida tem um valor imensurável, e que os governos têm a responsabilidade de nos proteger, temos de pensar como queremos que o mundo seja depois desta crise e como não queremos que seja, e não criar medidas inúteis, para parecer bem.

Temos de ter a certeza que os travões que estão a ser usados são para parar a pandemia e não para destruir as nossas liberdades e direitos.

– Edward Snowden

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

COVID 19 Factos e Histeria

O que é um vírus?

O que são os coronavírus?

Já aconteceu algum surto com coronavírus em anos anteriores?
E como foram tratadas as anteriores situações (SARS,MERS,H1N1)?

Na última pandemia declarada pela OMS (H1N1) quais foram as precauções e ações que os governos em geral tomaram?

Será que o SARS COV 2 tem uma taxa de mortalidade superior aos vírus respiratórios dos últimos 20 anos?

O Covid-19 é mais famoso que o Ronaldo ?
Existem várias estirpes deste virus?
Achatar a curva? O que significa esta expressão mágica ?
E porque está a ser usada para beneficiar os ricos?
O que é o efeito da imunidade de grupo?
Então e as Vacinas?
Porque os números são diferentes em diferentes países?
Recomendações de saúde

estamos nas redes anti-sociais

Nas "redes-sociais" partilhamos artigos de outras redações, opiniões a quente, alguns mémés, e mastigamos trolls ao pequeno-almoço.

cada vez mais ativxs

junta-te á conversa no discord, por texto ou por voz. partilha as tuas ideia, e preocupações e vamos descobrir formas de colaborar. clica na imagem em baixo e começa a viagem.