Segunda-feira, 11 de Maio 2020
ao MICROSCÓPIO

Hoje refletimos sobre nós
A plataforma Agora a Sério foi criada com a certeza, que aquilo que lemos, o que vemos, e ouvimos, influencia a nossa forma de pensar e agir, e enquanto essa narrativa for controlada por organizações que têm como principal objetivo fazer lucro e não melhorar a vida das pessoas, a democracia, e o progresso humano está em risco.
A plataforma começou no início de Abril, cansados como muitos de ver as notícias sensacionalistas nos principais meios de comunicação portugueses, desconfiados pela forma como o medo foi instaurado, pela facilidade em controlar a população, e pelas várias inconsistências, erros, ou negligência por parte dos governos na resposta a situação.
Especialmente em tempos extraordinários em que a incerteza e a política de desinformação corre forte na nossa sociedade, é necessário que as pessoas consigam encontrar e debater mais do que o ponto de vista do estado ou de qualquer empresa. O Mundo não se define pelo que sai da boca do Rodrigo Guedes de Carvalho.
1 mês de AGORA A SÉRIO
Uma das coisas que mais nos assustou no momento foi o confinamento das pessoas inferiores a 40 anos não ser questionado, a falta de medidas nos hospitais (não criação imediata de hospitais de campanhas), a falta de medidas de proteção das pessoas de grupos de risco entre outras.
A 12 de Abril em plena pandemia Covid-19 escrevemos o primeiro artigo no qual destilámos a entrevista a José Miguel Júdice, uma das primeiras pessoas na televisão nacional a falar contra a prisão domiciliaria.
De seguida destilámos o decreto de lei que declara o estado de emergência,
Depois começámos a pensar sobre o nosso impacto, e concluímos que não nos queremos limitar a criar notícias e comentar. Queremos desenvolver-nos com o objetivo de ser uma plataforma progressista, humana, independente, que amplifica boas iniciativas de pessoas e organizações através da sua promoção e apoia em estratégia e comunicação.

Pesquisa, análise, e Rants

Temos experimentado com diferentes tipos de conteúdo, quase ninguém quer ler artigos longos, ninguém tem tempo, mas é importante, então fazemos isso na nossa rubrica Pesquisa.
Na nossa rubrica de Rants, damos voz a quem se sente silenciado, a quem é desrespeitado, desvalorizado, oprimido.
Vamos continuar a apontar o dedo e enfiá-lo na ferida das pessoas e das entidades que ameaçam os direitos fundamentais dos outros. Vamos continuar a criticar quando necessário decisões mal tomadas e identificar os erros no sistema.
Mais do que isso, vamos continuar a propor soluções para aquilo que diagnosticamos como as maiores ameaças e problemas da nossa sociedade.
Queremos inspirar, especialmente os mais jovens, queremos um futuro e uma educação melhor para eles, e promover o pensamento crítico.
Amanhã há mais
Reunimos diariamente no discord, onde debatemos temas com quem quiser partilhar a sua opinião, fazer a sua voz ser ouvida, e destas conversas e das iniciativas individuais de cada um surge o Agora a Sério.

Para já os resultados são pequenos, mas acreditamos que existe a necessidade e o espaço para mais ativismo, para incitar o debate aos temas que dividem a nossa sociedade, para falar dos temas que não têm espaço nas capas dos grandes jornais, de uma forma humana.
Portugal, 11 de Maio de 2020,
estamos nas redes anti-sociais
Nas "redes-sociais" partilhamos artigos de outras redações, opiniões a quente, alguns mémés, e mastigamos trolls ao pequeno-almoço.
0 Comments