jornalismo independente em Portugal

está visto que o jornalismo do lucro não nos serve

O jornalismo independente em Portugal está a crescer, aqui juntamos algumas das iniciativas que mais nos agradam e que sugerimos que acompanhem.

o papel do jornalismo

Para percebermos o que é jornalismo independente, temos de perceber primeiro o que é o jornalismo hoje em dia, como está quase exclusivamente associada a empresas e grupos de empresas, o que significa ser independente e a sua importância.

problemas atuais no jornalismo

Informação e poder

jornalismo está confinado a grandes grupos de empresas, em portugal, sonae, media capital, cofina, detidos por grupos de empresas, que detêm empresas noutros setores.

Escrever noticias e fazer análises demora tempo, e dinheiro.

Muitas empresas de media, acabam por se render ao sensacionalismo que lhes traz mais espetadores, mais partilhas, que depois convertem em dinheiro, vendendo anúncios a empresas.

 

projetos de jornalismo em destaque em Portugal:

O Fumaça é o projeto de jornalismo mais interessante em Portugal neste momento. Classificam-se como independentes, progressistas e dissidentes.

O Fumaça não tem publicidade nem é uma empresa com o objetivo principal de fazer lucro.

O Fumaça foi destacado por vários prémios jornalísticos importantes, e as suas reportagens focam-se nos temas que necessitam ser expostos como:

 Nós somos fãs !

Apoia o jornalismo independente em Portugal, segue o Fumaça nas redes anti-sociais:

Jornal Mapa

O Jornal Mapa é define-se como um jornal de informacao critica.

Nós somos fãs !

Sigam o Jornal mapa nas redes anti-sociais:

Divergente

Nós somos fãs !

Sigam o Divergente nas redes anti-sociais:

os pseudo-independentes do Observador Liberal

O Observador classifica-se como um jornal independente. Apesar da expropriação da palavra, o Observador é uma empresa que serve os seus próprios interesses, vende anúncios a quem paga mais. Para além disso dá voz à opinião não fundamentada de trastes, e aposta forte no sensacionalismo.

Apenas comparável ao correio da banhada ! Compilámos alguns dos podres que nos deixaram de queixo no chão no link em baixo.

outras iniciativas interessantes

shifter.pt

o shifter destaca-se por ser uma iniciativa sem fins lucrativos, sem conteúdos premium, que comenta a atualidade 

Crónico

O Crónico dá voz a uma geração que é muitas vezes recebida com indiferença no que toca à sua preocupação pela sociedade.

Respeitando os princípios máximos da fidelidade à verdade, da liberdade de expressão e do direito à opinião, assumimos que os jovens devem ser parte integrante na construção de uma sociedade civicamente empenhada.

ATUALIDADES

estamos nas redes anti-sociais

Nas "redes-sociais" partilhamos artigos de outras redações, opiniões a quente, alguns mémés, e mastigamos trolls ao pequeno-almoço.

cada vez mais ativxs

junta-te á conversa no discord, por texto ou por voz. partilha as tuas ideia, e preocupações e vamos descobrir formas de colaborar. clica na imagem em baixo e começa a viagem.