jornalismo independente em Portugal
está visto que o jornalismo do lucro não nos serve
O jornalismo independente em Portugal está a crescer, aqui juntamos algumas das iniciativas que mais nos agradam e que sugerimos que acompanhem.
o papel do jornalismo
Para percebermos o que é jornalismo independente, temos de perceber primeiro o que é o jornalismo hoje em dia, como está quase exclusivamente associada a empresas e grupos de empresas, o que significa ser independente e a sua importância.
problemas atuais no jornalismo
Informação e poder
jornalismo está confinado a grandes grupos de empresas, em portugal, sonae, media capital, cofina, detidos por grupos de empresas, que detêm empresas noutros setores.
Escrever noticias e fazer análises demora tempo, e dinheiro.
Muitas empresas de media, acabam por se render ao sensacionalismo que lhes traz mais espetadores, mais partilhas, que depois convertem em dinheiro, vendendo anúncios a empresas.
projetos de jornalismo em destaque em Portugal:

O Fumaça é o projeto de jornalismo mais interessante em Portugal neste momento. Classificam-se como independentes, progressistas e dissidentes.
O Fumaça não tem publicidade nem é uma empresa com o objetivo principal de fazer lucro.
O Fumaça foi destacado por vários prémios jornalísticos importantes, e as suas reportagens focam-se nos temas que necessitam ser expostos como:
Nós somos fãs !
Apoia o jornalismo independente em Portugal, segue o Fumaça nas redes anti-sociais:

Jornal Mapa
O Jornal Mapa é define-se como um jornal de informacao critica.
Nós somos fãs !
Sigam o Jornal mapa nas redes anti-sociais:
Divergente
Nós somos fãs !
Sigam o Divergente nas redes anti-sociais:
os pseudo-independentes do Observador Liberal
O Observador classifica-se como um jornal independente. Apesar da expropriação da palavra, o Observador é uma empresa que serve os seus próprios interesses, vende anúncios a quem paga mais. Para além disso dá voz à opinião não fundamentada de trastes, e aposta forte no sensacionalismo.
Apenas comparável ao correio da banhada ! Compilámos alguns dos podres que nos deixaram de queixo no chão no link em baixo.
outras iniciativas interessantes
shifter.pt
o shifter destaca-se por ser uma iniciativa sem fins lucrativos, sem conteúdos premium, que comenta a atualidade
Crónico
Respeitando os princípios máximos da fidelidade à verdade, da liberdade de expressão e do direito à opinião, assumimos que os jovens devem ser parte integrante na construção de uma sociedade civicamente empenhada.
ATUALIDADES
"A ERC saberá gramática, saberá sintaxe, saberá medicina, saberá fazer ceias pra cardeais, saberá tudo menos regular, que é a única coisa que ela faz!"
— Fumaça (@fumacapt) May 6, 2020
Editorial de Pedro Miguel Santos sobre a atribulada relação entre o Fumaça e @ERC_PT https://t.co/eTNVZazEC3
estamos nas redes anti-sociais
Nas "redes-sociais" partilhamos artigos de outras redações, opiniões a quente, alguns mémés, e mastigamos trolls ao pequeno-almoço.