atualidades do porto

Porto.  sem sentido

 

“A Câmara do Porto vota hoje o programa “Porto com Sentido”. Que, na prática, propõe que o município alugue habitações aos senhorios para, depois, as subarrendar (a preços mais baixos e, portanto, subsidiados pela Câmara) a famílias da “classe média”.”

“O programa é apresentado como uma forma de permitir o regresso ao Porto das famílias que, face aos valores de rendas praticados na altura do boom turístico, não tinham posses para arrendar casas na cidade.

Mas, objetivamente, o que este programa visa é apoiar os proprietários de alojamentos locais que devido à pandemia ficaram de um momento para o outro com as suas casas vazias. E que passariam a ter um inquilino sólido (a Câmara) que assumiria o pagamento da renda e a responsabilidade pela gestão dos inquilinos e pela manutenção do fogo (que descanso para o senhorio!).”

🖕

o ativismo no Porto está a crescer

O ativismo são as ações de todos os que querem mudar algo. Somos todos ativistas, de uma certa forma, pois mesmo inconscientemente tentamos moldar o mundo a nossa imagem.

O ativismo são pessoas a lutar pelos direitos de pessoas. o estigma do ativismo.

e ineficaz, e perda de tempo.

 

em destaque

Como resistir e lutar pelo direito à habitação durante o estado de emergência? Descubram as respostas na página da habita – Associação pelo direito à habitação e à cidade.

Resgatar os bancos e condenar a habitação

Dizem que o pagamento de uma dívida é um assunto moral inquestionável e que a honra de quem deve está em jogo a qualquer preço. Por isso, muitas pessoas endividadas acabam no suicídio, como se acreditassem que a vida delas pudesse honrar a dívida. Isto é aceite quase sem discussão, mas como convenção moral que é, uma regra construída e não uma lei da natureza, tem outras subtilezas.

Associações estudantis ativistas

O ativismo estudantil tem é uma ferramenta para a vida, bem mais importante do que 

estamos nas redes anti-sociais

Nas "redes-sociais" partilhamos artigos de outras redações, opiniões a quente, alguns mémés, e mastigamos trolls ao pequeno-almoço.

cada vez mais ativxs

junta-te á conversa no discord, por texto ou por voz. partilha as tuas ideia, e preocupações e vamos descobrir formas de colaborar. clica na imagem em baixo e começa a viagem.